Leila conheceu Mariane na adolescência, numa época difícil em que a mãe, Clarice, lutava contra a leucemia. Logo se tornaram amigas e, com o convívio, descobriram-se apaixonadas. Enfrentaram e superaram todos os preconceitos para ficarem juntas, mas ainda que o amor fosse reciprocamente verdadeiro e forte, uma notícia inesperada desarranjou suas vidas, separando-as: A doce e apática Vermelha está grávida. De um lado, Leila busca uma explicação crível para um problema inexplicável. Do outro, Mariane, cética quanto à inocência de sua parceira, busca refúgio em um amigo de infância. Entre elas, acontecimentos paralelos se desenrolam em obstáculos que, no fim, convergem em um ponto comum.





                                    
Número de páginas: 240 
ISBN: 854110587-3
Autor: Tiago Morini   
Editora: All Print 
Idioma: português 
Gênero: Literatura Nacional - Romance/Drama
★★★

Depois de ver resenhas positivas e de saber do que se tratava esse livro, fiquei com muita vontade de ler! Afinal não conheço muitos livros que possuem um casal homossexual, ainda mais um livro brasileiro. Além disso fiquei muito curiosa pra saber como a Leila tinha engravidado, porque tinha certeza que ela não tinha traído a Mariane. Eu li esse livro em uma noite/madrugada, mas não foi tudo que eu esperava.

Essa resenha vai ser curtinha, afinal se eu contar muita coisa além da sinopse, vai estragar totalmente a surpresa da leitura. No começo do livro, Leila e Mariane já são um casal e moram juntas em um apartamento com um gato chamado Zíper. Aos poucos vamos sabendo mais sobre o passado delas e como passaram de melhores amigas para namoradas. Eu gostei muito desse casal, foi a parte que mais me agradou no livro. Achei a construção das duas personagens e da relação entre elas muito boa e muito real, com um ponto super positivo pelo fato delas terem um gatinho também hehe.

As duas possuem uma relação bem estável até que no primeiro dia como estagiária em um escritório de advocacia, Leila passa mal e acaba descobrindo que está grávida. Nesse mesmo dia, enquanto Mariane está fazendo exercício num parque após deixar Leila no trabalho, aparece um amigo dela de infância que dá para perceber que era super apaixonadinho por ela (aí já fiquei com raiva dele porque achei que iria atrapalhar a relação das duas). Leila fica super perturbada quando descobre que está grávida, porque ela não entende como isso aconteceu e acaba indo para a sua antiga casa pra pensar um pouco. A partir da descoberta dessa gravidez, o pastor Theodoro, um importante cliente no escritório que Leila começou a trabalhar, começa a oferecer ajuda pra ela meio que do nada.

Mariane, que estava doida atrás de Leila achando que algo havia acontecido com ela ao saber que tinha ido para o hospital, acaba encontrando-a na antiga casa. Quando descobre que Leila está grávida, Mariane fica muito nervosa e fora de si, xingando Leila e afirmando que ela a havia traído. As duas então acabam se separando/dando um tempo. A partir daí eu achei que a história começou a ficar "demais" pra mim.

O pastor é completamente doido e leva a Leila para um hotel caríssimo, compra roupas, gasta uma fortuna com ela, falando que apenas quer ajudá-la, que ela é especial e muitas outras loucuras. E a Leila apesar de achar isso um pouco estranho (um pouco só!), meio que vai aceitando tudo para não parecer mal-agradecida. Mas a situação é bizarra demais sabe. Quando que você vai acreditar numa pessoa que surgiu na sua vida do nada, te oferecendo ajuda/dinheiro sem limites, querendo que você participe de uma religião que você desconhece (entre outras coisas)? Enquanto Leila está sendo "ajudada" por Theodoro, Mariane depois de muito xingá-la, acaba sendo convencida pelo amigo de que ela pode estar falando a verdade e resolve investigar a situação junto com ele.

Eu achei o começo do livro e a construção do mistério principal em torno das duas muito bons, porém as explicações e o desfecho não me convenceram. Achei meio novela das nove, como se o autor quisesse abordar o máximo possível de assuntos polêmicos de uma vez só e não gostei da forma com que foram combinados.

Não tenho o livro para mostrar porque li no Kindle, então não sei como ele é fisicamente, mas gostei bastante da capa!

Bom, é isso, espero que a mini resenha tenha sido útil de alguma forma e caso já tenham lido e quiserem comentar as impressões sobre o livro, discordar/concordar com o que eu falei, é só deixar um comentário! ♡ (ू•ᴗ•ू)